DICAS

Periodicamente colocamos no site algumas dicas a partir de dúvidas enviadas à Printconsult.

Observação:
Estas dúvidas podem ser baixadas para o seu computador, basta clicar com o botão direito sobre o disquete do conteúdo.

ORIGEM:
QUESTIONAMENTO:

 

DICAS OU ATUAÇÃO PROFISSIONAL?  

"Ficaria extremamente agradecido por uma “DICA” sua, caro leitor, acostumado a ler os meus artigos e posts em diversas mídias.
A minha dúvida é: como posso sustentar a minha família, só dando “Dicas”?
Certamente, como na grande maioria das nossas empresas gráficas que são familiares, surgem problemas mais ou menos graves, que influenciam no resultado."

São Paulo (SP):  
"Temos nos deparado com uma série de problemas, quando de nossas solicitações de cotação de impressos na grande maioria das gráficas locais. As propostas de preço são na maioria das vezes dadas de forma vaga, sem especificações e com valores em milheiro, embora raramente solicitemos menos de mil unidades. Por que isso acontece e como devemos nos dirigir às gráficas?"
Sorocaba (SP):  
Ouvimos falar em PPRA para os casos de processos trabalhistas. O que vem a ser isto e como devemos proceder?"
Amparo (SP):  
“Somos uma pequena gráfica e tentamos melhorar o nosso desempenho através da contratação de um consultor que nos indicaram. Infelizmente não funcionou. O que o Senhor com sua experiência nos aconselharia?"
Santa Catarina (SC):  
“O que está acontecendo em nossas empresas gráficas, quase sem serviço e apresentando lucro negativo?"
Barueri (SP):  
“Quais os indicadores adequados para o estabelecimento de Metas de Venda?"
Ribeirão Preto (SP):  
“Fala-se muito em Boas Práticas - Existe alguma diretriz nesta área para vendas e vendedores”?
Pelotas (RS):  
"Como devemos proceder para analisar nossa empresa do ponto de vista financeiro?"
Jundiaí (SP):  
"Gostaríamos de saber por que nos falta tempo para executar nossas tarefas de gerenciamento da empresa."
Rio de Janeiro (RJ):  
"Faz exatamente quatro anos que não tiro férias e estou esgotado, pois minha gráfica só me traz problemas. O que devo fazer?"
Vitória (ES):  
Com sua prática em treinamentos “In Company” de gráficas, o que o senhor poderia nos dizer sobre a eficácia destes treinamentos e se vale a pena investir em nossa gráfica de porte médio, principalmente nas áreas de vendas e produção onde temos muitos problemas.
Ribeirão Preto (SP):  
O que devo fazer para me preparar para o ano de 2014, a fim de melhorar o desempenho da minha gráfica e sua rentabilidade?
Feira de Santana (BA):  
Professor, Com o mercado bagunçado como está, por quanto devo vender os meus impressos?
Rio de Cuiabá (MT):  
Passamos por um momento difícil e a concorrência está por demais agressiva. Como podemos fazer para ter um diferencial competitivo?
Rio de Janeiro (RJ):  

Gostaríamos de saber, que indicadores utilizar, para saber melhor, se nossa gráfica vai bem ou está com problemas. Somos uma gráfica que trabalha na área promocional e editorial.

Anápolis (GO):
 

Gostaríamos de saber se estamos comprando de forma adequada, pois no final do pré-cálculo temos notado diferenças gritantes. Onde pode estar o erro?

São João da Boa Vista (SP):
 

Por que as coisas em nossa gráfica nunca acontecem?

“Em nossa gráfica, as idéias, planos e projetos ficam no papel”, disse-me um diretor. “Aqui, há uma enorme distância entre o discurso e a prática”, falou o dono da empresa.

Hortolândia (SP):
 
 

Estamos com grandes problemas com relação aos nossos concorrentes e não sabemos como continuar a sobreviver neste contexto de competição que achamos desleal. Talvez uma “dica” sua possa nos ajudar.

 

Curitiba (PR):
 
 

Estamos tendo prejuízo ao confrontarmos os nossos pré-cálculos, com os pós-cálculos. Quais as possíveis causas dos prejuízos e, o que o Senhor nos aconselha fazer?

 

Porto Alegre (RS):
 
 

Prezado Sr. Caspary. Apesar da crise e das dificuldades, temos esperança em crescer neste quarto trimestre de 2009. Como poderíamos alavancar nossa empresa, diante desta incógnita governamental?

 

Belo Horizonte (MG):
 
 

Prezado Senhor. Nesta época conturbada, quais seriam os melhores caminhos para atingir mais clientes e fidelizar os que já se encontram em nossa carteira?

 

Belo Horizonte (MG):
 
 

Precisamos contratar um bom comprador. Quais são os requisitos para esta profissão no ramo gráfico?

 

São Paulo (SP):
 
 

Caro Sr.Thomaz, as notícias alarmantes que estamos lendo diariamente no jornal, com relação à inflação, têm nos deixado preocupado. Estamos sentindo também uma redução no número de pedidos, enquanto que alguns de nossos colegas estão de casa cheia. Seus temas de Boas Práticas são muito interessantes, porém, funcionam mesmo para esta crise que os jornais comentam?

 

Londrina (PR):
 
 

Caro Thomaz, até onde me informaram, você é consultor de Programas de Gestão e gostaria de entrar em contato para a troca do nosso sistema que hoje usamos, o CROMOSYS, e o mesmo anda meio obsoleto. Estamos com o Programa-Demo do NOVA VIDA, mas achamos ele muito poluído. Se possível me diga que devo fazer?

 

Recife (PE):
 
 

Estamos tendo problemas técnicos na impressão por causa do acúmulo pastoso provavelmente de tinta nas áreas de impressão. Como resolver o problema?

 

Porto Alegre (RS):
 
 

Temos problemas no nosso Depto. de Televendas. Como tirar o melhor proveito da voz de nossas atendentes?

 

Belo Horizonte (MG):
 
 

Caro Thomaz. Tivemos a oportunidade de ler em “Dicas” do mês de abril, sua resposta a uma empresa de embalagens, onde falou sobre fibras no cartucho. Sabemos que o papel tem direção de fibra. Qual a importância para os produtos gráficos e como determino a direção da fibra?

 

Vila Velha (ES):
 
 

Caro Thomaz. Em seu artigo de Abril “O chefe vai à DRUPA”, o senhor toca num assunto bastante sério e complexo, que são as compras. Qual seria o caminho certo para fazer compras? Existe algum Programa de Gestão para este procedimento?

 

São Paulo (SP):
 
 

Caro Sr. Thomaz. Somos uma gráfica que produz cartuchos e estamos com problemas de orçamento e também de devolução de embalagens por questões técnicas. Como podemos resolver estes problemas?

 

Porto Alegre (RS):
 
 

Prof. Caspary, existe alguma forma de fazer um questionário para medir e verificar se possuímos todos os dados para fazer uma avaliação da performance da nossa produção?

 

Belo Horizonte (MG):
 
 

Caro Thomaz, Encontramo-nos num dilema com relação a novos investimentos na pré-impressão. Após esta DRUPA haverá uma mudança radical nos programas de DTP (Desktop Publishing)?

 

Ribeirão Preto (SP):
 
 

Caro professor. Como devo proceder para que a minha equipe de vendas tenha melhor desempenho?

 

Campinas (SP):
 
 

Tenho lido seus artigos e gostaria muito de entrar na área de Impressão Digital, pois tenho uma pequena gráfica offset em Campinas, porém estou sendo engolido pelas gráficas maiores com as quais não consigo competir. Gostaria que o senhor me indicasse uma máquina boa e de um custo razoável.

 

Ceilândia (DF):
 
 

Caro Professor. Estamos tendo inúmeros problemas nas pequenas gráficas desta região, que fazem com que os serviços saiam errados, demorem e tenham muitas vezes que ser refeitos. O senhor não teria uma maneira simples para pelo menos começarmos a resolver estes nossos problemas?

 

Catanduva (SP):
 
 

Qual a diferença entre Margem de Lucro e Margem de Contribuição e como calculá-la?

 

Campo Grande (MS):
 
 

Caro amigo Thomaz. Suas dicas têm sido valiosas. Sou um gráfico de porte pequeno e gostaria de saber como faço para vender mais e obter um pouco mais de lucro?

 

Itamarajú (BA):
 
 

Como devo estabelecer metas para minha gráfica?

 

Campinas (SP):
 
 

Gostaríamos de saber por que nos falta tempo para executar nossas tarefas de gerenciamento da empresa?

 

Florianópolis (SC):
 
 

O que podemos fazer para conquistar a confiança e a preferência do cliente?

 

Joinville (SC):
 
 

Como é feito o material auto-adesivo?

 

Curitiba (PR):
 
 

Temos tido inúmeros problemas de decalque em nossas impressoras. Quais as causas e como solucionar este problema?

 

Porto Velho (RO):
 
 

Não conseguimos remover a goma da chapa guardada somente com água. O que fazer?

 

Dourados (MS):
 
 

O que podemos fazer para evitar a “poeira” no impresso? Existe alguma solução além de trocar o papel?

 

Santa Barbara do Oeste (SP):
 
 

Como devemos elaborar o custo da nossa produção, e como devemos fazer o cálculo de cada impresso?

 

São Paulo (SP):
 
 

Gostaria de saber onde existem cursos na área de custos gráficos?

 

Presidente Olegário (MG):
 
 

Qual é o melhor programa para cálculo de impressos, estoques e controle de clientes e que possa fazer também a ordem de produção?

 

Campo Grande (MS):
 
 

Pergunta: Temos duas máquinas Roland 01. Como fazemos para proceder a uma lubrificação correta? Existe algum esquema?

 

Campinas (SP):
 
 

Na sua opinião, qual o futuro da impressão digital, offset e flexografia?

 

Londrina (PR):
 
 

Prezado Sr. Caspary. Ultimamente o Sr. tem falado muito nestas Boas Práticas. O que vem a ser isso? Podemos compará-las à certificação ISO 9000? Existe uma maneira do senhor nos citar um exemplo?

 

Campinas (SP):
 
 

Como devo proceder para controlar diariamente minha empresa, com relação a vendas, resultados, contribuição marginal, etc...?

 

Cuiabá (MT):
 
 

Caro Sr. Thomaz, como deve ser de seu conhecimento, esta região é muito quente e temos vários problemas de impressão que a nosso ver podem estar relacionados com os sistemas de molha da máquina offset. Será que o senhor teria alguma informação sobre PH para nos fornecer? Qual seria o PH correto para uma cidade quente como a nossa?

 

Campina Grande (PB):
 
 

Prezado Sr. Thomaz, estou utilizando o papel adesivo VINIL em máquina offset. Porém o seguinte problema é apresentado: A tinta solta do papel decalcando as blanquetas e o verso do adesivo.
Gostaria de solicitar mais informações sobre a forma e os cuidados a serem tomados durante a impressão deste tipo de papel para que este problema não volte a ocorrer.
A tinta utilizada na impressão é a (marca da tinta omitida por este consultor). A máquina offset é uma GTOV com sistema molhacolor.

 

Porto Alegre (RS):
 
 

Como podemos fazer para testar se nossa máquina offset e impressão estão boas? Temos tido alguns problemas (detalhados em nossa carta) e não sabemos como resolvê-los.

 

São Paulo (SP):
 
 

Plastificadoras / Termolaminadores : Novo sistema de segurança - mais um projeto inovador da Radial Tecnograf.

 

João Pessoa (PB):
 
 

Quais os principais pré-requisitos para o envio de arquivos para a impressão offset?

 


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Conheça alguns serviços prestados:

+ Boas Práticas de Fabricação e Gestão;
+ Análise de Custos e Rentabilidade;
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+ Planejamento e Reorganização da área Mercadológica;
+ Treinamento na área de Custos e Vendas;
+ Planejamento Estratégico;

Outros artigos disponíveis na mídia:

O Serigrafo publicou:
+ A Queda da Rentabilidade na Indústria Gráfica;
Sindigraf - MS publicou:
+ As Revendas e as Gráficas;
Tudibão
publicou:
+ Como enviar arquivos para impressão;
ABIGRAF - MG publicou:

+ Vendedor Gráfico: Uma espécie em extinção;

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